segunda-feira, 22 de junho de 2015

EM CONFRONTO COM A POLÍCIA, DOIS ASSALTANTES MORREM EM ITAIPAVA DO GRAJAÚ



Dois assaltantes de banco foram mortos na manhã desta segunda-feira, 22, na cidade de Itaipava do Grajaú, no Maranhão. Os bandidos tombaram, durante um tiroteio com policiais militares da cidade e dois conseguiram fugir em um carro modelo HB-20 branco.
De acordo com a polícia, eles estavam com a missão de matar dois militares da cidade de Buriti Bravo. Um dos mortos participou do assalto há uma semana ao Banco do Brasil em Parnarama.
Os dois que foram assassinados haviam matado um tenente e um sargento no Piauí. Um dos bandidos conhecido como “cheiro”, foi quem assassinou os militares.
Bandido conhecido como cheiro, acusado de matar militares no Piauí
Blog do Luis Cardoso

Concluída votação da reforma política em primeiro turno pela Câmara dos Deputados

Deputados aprovaram nesta quarta-feira criação de uma janela de 30 dias para que o político possa mudar de partido sem perda do mandato. Desde a última semana de maio, foram votados mais de 20 temas da reforma.

A Câmara dos Deputados analisou nesta quarta-feira (17) três emendas e concluiu as votações da reforma política em primeiro turno. A proposta (PEC 182/07, do Senado) ainda precisa ser votada em segundo turno no Plenário da Câmara, antes de retornar ao Senado. A expectativa do presidente da Casa, Eduardo Cunha, é de análise em segundo turno no início de julho.
Nas votações desta quarta, o Plenário aprovou apenas uma emenda, do deputado Jovair Arantes (PTB-GO), que cria uma janela de 30 dias para que o político possa mudar de partido sem perda do mandato.
Com 317 votos a 139 e 6 abstenções, a emenda prevê que a janela será nos 30 dias seguintes à promulgação da PEC. Segundo o texto aprovado, a desfiliação não prejudicará o partido que perdeu o filiado quanto à distribuição de recursos do Fundo Partidário e ao acesso gratuito ao tempo de rádio e televisão.
Mudança permitida
Favorável à medida, o deputado Silvio Costa (PSC-PE) destacou que, atualmente, a mudança de partido sem perda de mandato já é permitida para senadores, governadores e prefeitos. “Eles podem mudar de partido, mas deputados não”, disse.
Para o deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), a janela permite aos parlamentares que não estejam confortáveis em seus partidos migrar para outra legenda sem serem punidos com a perda de mandato. “É uma alternativa a todos os parlamentares que se sintam constrangidos e que queiram tentar novos ares”, afirmou.
Já o deputado Daniel Coelho (PSDB-PE) criticou a medida. “Essa proposta foi feita inicialmente com a ideia de que iríamos mudar o sistema eleitoral, acabar com as coligações”, declarou.
A líder do PCdoB, deputada Jandira Feghali (RJ), também manifestou-se contra. “Se não houve mudança no sistema eleitoral, não há sentido de votar uma janela”, disse.
Eleição simultânea
Uma das emendas rejeitadas, de autoria do deputado Leonardo Picciani (PMDB-RJ), permitia ao candidato disputar, simultaneamente, eleições majoritárias (prefeito, governador, presidente da República e senador) e proporcionais (vereador e deputado). O Plenário rejeitou a proposta por 334 votos a 4 e 2 abstenções.
Esse texto previa que, caso eleito para dois cargos, o candidato deveria informar à Justiça Eleitoral sua opção por um deles.
Registro de propostas
Também foi rejeitada emenda do deputado Indio da Costa (PSD-RJ), por 230 votos a 89 e 9 abstenções, que obrigava os candidatos às eleições proporcionais e majoritárias a registrarem suas propostas na Justiça Eleitoral.
O texto também proibia a reeleição daqueles que, comprovadamente, deixassem de cumprir as propostas durante os mandatos. A emenda foi apresentada originalmente na comissão especial, antes, portanto, da aprovação em Plenário do fim da reeleição.
Pontos Aprovados em Primeiro Turno da Reforma
  • 1) Prazo de 30 dias para políticos mudarem de partidos
  • 2)Retorno das funções militares para quem não consiga se reelegerem 
  • 3)Fidelidade Partidaria
  • 4)Voto Impresso
  • 5)Mandatos de 5 anos (validos a partir de 2020)
  • 6)Voto obrigatorio
  • 7)Manutenção das Coligações
  • 8)Clausula de Barreira para recebimento de cotas partidárias e horário em Radio e Tv
  • 9)Sistema de financiamento de campanha.

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Aprovado reajuste da Polícia Civil de 222% pela Assembléia Legislativa

Deputados aprovam projetos que beneficiam policiais e professores
Os deputados aprovaram, na sessão desta segunda-feira (15), dois projetos que beneficiam policiais civis, agentes penitenciários e professores, ambos do Governo do Estado. O primeiro foi um projeto de conversão de uma Medida Provisória (MP-198) que trata da nova política de vencimentos dos policiais e o outro um Projeto de Lei que altera o Estatuto do Magistério e cria o Subgrupo Magistério da Educação Básica.
O projeto de conversão foi aprovado em turno único e em regime de prioridade, na sessão presidida pelo deputado Humberto Coutinho (PDT) e com parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, e agora vai à sanção do governador Flávio Dino (PCdoB).
A MP foi enviada no dia 22 de abril deste ano para a Assembleia Legislativa, com índices de reposição salarial para os agentes da Polícia Civil do Estado, para ser pago em três anos.
Com o novo subgrupo, os professores têm agora a opção da carga horária de 40 horas semanais e os integrantes poderão solicitar, mediante requerimento específico, a ampliação da jornada de 20h para 40h semanais.

Justiça reconhece direitos sucessivos de mulher em união paralela



Os desembargadores da 2ª Câmara Cível, por maioria, reconheceram a existência de união estável e os direitos de habilitação no inventário e de dependente, para fins de recebimento de pensão, a uma mulher que manteve relação paralela com um homem casado. A autora recorreu para buscar a declaração da união estável em recurso, após o pedido ter sido julgado improcedente pelo juízo da 4ª Vara da Família de São Luís.
A recorrente afirmou que conviveu publicamente e de forma contínua e duradoura com o falecido, por mais de 15 anos, em condição de marido e mulher, advindo um filho da relação, período no qual ele estaria separado de fato da primeira esposa.
Por sua vez, a primeira esposa sustentou que a autora não teria qualquer direito à herança do marido, uma vez que não comprovou a convivência, além do fato de sua relação com ele contrariar os termos do Código Civil que definem a união estável, que precisa ser estabelecida com o objetivo de constituir família.
O relator do recurso, desembargador Marcelo Carvalho Silva, considerou presentes os requisitos da união estável entre o homem e a companheira, apesar de reconhecer que ele possivelmente não se separou de fato da esposa, concluindo pela existência de duas famílias paralelas.
Ele citou doutrinas e jurisprudências que preveem a possibilidade de reconhecimento de união estável paralela ou simultânea ao casamento, em atenção ao princípio da dignidade humana e à valorização e juridicidade dos laços afetivos, uma vez que o fenômeno é de frequência significativa na realidade brasileira.
“Garantir a proteção a esses grupos familiares não ofende o princípio da monogamia, pois são situações peculiares, idôneas, que se constituem, muitas vezes, com o conhecimento da esposa legítima”, disse ao citar julgamento semelhante do desembargador Lourival Serejo (TJMA), especialista em Direito de Família.
MUDANÇAS SOCIAIS – O desembargador defendeu que o direito de família, por envolver questões afetivas, deve focar no contexto social e refletir a evolução da sociedade, o que também se aplica à união estável. Ele destacou a revolução da Constituição Federal de 88 ao conferir ‘status’ de entidade familiar a uniões antes tidas como “ilegítimas ou moralmente inadequadas”.
“Não se afigura razoável que a mulher, que dedicou sua vida ao companheiro, fique totalmente desamparada no momento em que ela e o filho mais necessitam de auxílio, não se tratando, de forma alguma, de retirar os direitos da esposa”, observou.
VOTO CONTRÁRIO - O desembargador José de Ribamar Castro não acompanhou o voto de Marcelo Carvalho Silva, entendendo que a união estável não ficou caracterizada por não preencher os requisitos previstos no Código Civil, como a necessidade da separação de fato.

Juliana Mendes
Assessoria de Comunicação do TJMA

asscom@tjma.jus.br

Mais de 50 famílias abandonam suas casas por causa de guerra entre facções

coroadinhocoroadinho2De O Estado
Moradores da Avenida Natal, na Vila Natal, que fica no bairro do Coroadinho, foram expulsos de suas casas por uma facção criminosa. A equipe de O Estado esteve no local no início da tarde desta terça-feira e presenciou vários caminhões retirando móveis e pertences das casas. Até comerciantes estão abandonando os pontos comerciais recolhendo equipamentos e mercadorias. A Polícia Militar está no local mas, segundo os próprios populares, apenas para fazer a segurança de quem está de mudança. Mais de 50 famílias estão se retirando do local.
Moradores, que não quiseram se identificar por causa de represálias, afirmaram que o medo tomou conta geral da população após um homem, que foi preso no fim de semana e solto logo no dia seguinte, ter assassinado um comerciante, na noite desta segunda-feira (15), afirmando que o mesmo teria lhe dado informações sobre seu paradeiro para a polícia. Populares afirmam que quatro pessoas já morreram no bairro nos últimos dias por causa da guerra entre facções rivais.
“É um absurdo, alguém tem que fazer alguma coisa. Nós estamos desesperados. O poder público tem que se manifestar. A violência está acabando com as nossas vidas. Não temos mais paz”, disse um morador que não quis revelar o nome.
No início da tarde desta terça-feira, uma mulher se atirou na frente de uma viatura da Polícia Militar para tentar evitar a saída dos policiais da rua. “Nós estamos com medo, se a polícia sair daqui eles vão nos matar”, disse.
Com a saída da maioria das pessoas das casas, apenas cinco residências ainda estão ocupadas.

domingo, 14 de junho de 2015

Agora é crime hediondo assassinar policiais

senado
Senado aumenta pena para crime contra policiais
O assassinato de policiais civis, militares, rodoviários e federais, além de integrantes das Forças Armadas, da Força Nacional de Segurança e do Sistema Prisional, seja no exercício da função ou em decorrência do cargo ocupado, agora será considerado crime hediondo e qualificado. É o que determina o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 19/2015, aprovado pelo Plenário do Senado na tarde desta quinta-feira (11). O texto já havia sido aprovado na Câmara dos Deputados no final de março e agora segue para sanção.
Do deputado federal Leonardo Picciani (PMDB-RJ), o projeto altera o Código Penal (Decreto-Lei 2.848/1940) e a Lei dos Crimes Hediondos (8.072/1990) para qualificar o delito. O agravamento da pena previsto no texto alcança o crime praticado contra o cônjuge, companheiro ou parente até 3º grau do agente público de segurança, quando o ilícito for motivado pela ligação familiar. Em todos esses casos, a pena será de reclusão de 12 a 30 anos. Hoje, a pena de homicídio simples varia de seis a 20 anos de prisão. O projeto estabelece também que a lesão corporal cometida contra agentes de segurança em serviço, e seus parentes, será aumentada de um a dois terços.
A proposta tramitou em regime de urgência no Senado – o que permite o projeto avançar etapas e prazos. Por isso, o relator da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), senador Alvaro Dias (PSDB-PR), adiantou seu voto favorável ainda na quarta-feira, no Plenário.
O presidente do Senado, Renan Calheiros, destacou que o projeto é fruto de um acordo no Senado e classificou a matéria como um avanço para a segurança pública do país. Segundo Renan, a proposta não vai resolver por completo a questão da violência, mas representa um “passo importante”. Ele acrescentou que a segurança pública pede ações profundas como a repactuação das responsabilidades e a definição de fontes permanentes para o setor.
– Há uma cobrança muito forte da sociedade. O Parlamento há anos estava devendo avanços sobre esse assunto – afirmou Renan.
Fonte: Agência Senado

Policia Civil prende chefe da quadrilha que explodiu Banco do Brasil de Esperantinópolis



Operação da Polícia Civil por intermédio da SEIC, prendeu nesta sexta feira(12) na cidade de Santo Antonio dos Lopes o chefe de uma quadrilha especializada em assaltos a banco, HIGGO PEREIRA DA SILVA, sendo que o mesmo participou do assalto ao Banco do Brasil da cidade de Esperantinópolis(MA) ocorrido nesta semana, alem do assalto do Banco Brasil da cidade de Santo Antonio dos Lopes, ocorrido no dia 01 abril 2015.


Com o acusado foi apreendido dinamites, uma pistola .40, uma pistola 380, um revólver calibre 38, uma carabina .30, uma escopeta calibre 12, coletes balísticos, munições, dinheiro, roupas camufladas e materiais utilizados em explosões a caixa eletrônico.

segunda-feira, 8 de junho de 2015

EM CONCEIÇÃO DO LAGO AÇU  A PREFEITA MARLY SOUSA QUER COLOCAR EM SALA DE AULA PROFESSORES CONTRATADO SEM NEUMA EXPERIENCIA PARA DA AULA,  O QUE COUSOU GRANDE MANIFESTO POR PARTE DOS   PROFESSORES GREVISTA :



 Em uma tentativa frustada da Prefeita Marly Sousa em impôr que os alunos fossem assistir as aulas, com professores contratados, os professores da rede pública municipal, fizeram um protesto que chamou bastante atenção. Os professores grevistas,aqueles que verdadeiramente lutam pelos seus direitos, improvisaram uma sala de aula bem na calçada da Prefeitura Municipal. O protesto chamou atenção da população, que agora definitivamente apoia o movimento grevista.

A maior resposta do pais de alunos da rede pública municipal, veio hoje (03), depois que a Prefeita Marly Sousa, pediu aos pais que mandassem os filhos para as escolas, que as aulas voltariam a normalidade . Os pais de alunos reagiram indignados com a falta de comprometimento da Chefe do executivo, e optaram por não mandar seus filhos para as escolas.













Fantástico repercute caso de execução em Vitória do Mearim e mostra novos fato


Caso Vitória do Mearim - execução
O Programa do Fantástico, da TV Globo, exibiu ontem (07) reportagem sobre a morte do mecânico Irialdo Batalha, que foi barbaramente executado pelo zelador Luís Carlos Machado de Almeida, em plena praça pública ao luz do dia, no município de Vitória do Mearim.
A reportagem mostrou detalhes novos sobre o caso, um deles foi que o zelador responde a outro homicídio na Comarca de Vitória do Mearim, com as mesmas características do assassinato do mecânico.

Resumo da  semana de votações da reforma política





domingo, 7 de junho de 2015

 Mais uma vitima da violência em nosso estado Subtenente da PM sofre tentativa de assalto, reage e fere bandido


Imirante.com
Um subtenente da Polícia Militar sofreu uma tentativa de assalto, no início da tarde deste sábado (6), quando chegava em sua residência no bairro Lima Verde, localizado no município de Paço do Lumiar.
Segundo informações da Polícia Militar, o subtenente, identificado apenas como Trindade, foi abordado por dois indivíduos que tentaram balea-lo.
O oficial reagiu e acertou um dos bandidos, que foi socorrido e levado ao Hospital Clementino Moura, o Socorrão II. O segundo envolvido conseguiu fugir do local.

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Camaro amarelo

 

Secretaria de Segurança apresenta suspeito de matar mecânico em Vitória do Mearim

Foi apresentado, durante entrevista coletiva, na manhã desta quarta-feira (4), na Secretaria de Estado de Segurança Pública do Maranhão (SSP), o vigilante Luiz Carlos Machado de Almeida, suspeito de executar o mecânico Iriando Batalha, em público, no dia 28, no município de Vitória do Mearim. Durante a coletiva, o secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, disse que o acusado foi preso desde a noite de terça-feira (3), após ser capturado por policiais militares do município de Viana e levado ao Plantão do Cohatrac, em São Luís.

Em depoimento, o suspeito confessou ter atirado duas vezes contra o mecânico Iriando Batalha, que já estava no chão após cair da moto em que estava. Irial do foi perseguido pela polícia por não ter parado em uma barreira. Segundo o suspeito, ele teria pegado a arma das mãos da vítima, mas essa versão é contestada pelas testemunhas que estavam no local, já que, segundo as testemunhas, não houve troca de tiros, apenas os policiais e o vigilante estavam armados.

Luiz Carlos relatou também que após deixar o mecânico e o condutor da moto no hospital do município acompanhado pelos policias, ele seguiu de moto até o município de Arari. No caminho, ele teria jogado a arma do crime, o coturno e a calça que usava no momento dos disparos no Rio Mearim. Já em Arari, teria deixado a moto na casa da mãe e seguido de van até São Luís, onde ficou escondido na casa de uma irmã, no bairro da Forquilha, até a terça-feira (3).

A versão de que os policiais e o vigilante estavam perseguindo a moto por suspeita de roubo já foi descartada. Desta forma, o condutor da moto que levava Irialdo e que estava preso desde o dia 28 na Delegacia de Vitória do Mearim, já foi solto.

Os dois policiais envolvidos no crime foram presos e autuados em flagrante pela Delegacia de Homicídios, em São Luís, e responderão pelo crime de homicídio qualificado.

Operação Catraca

Durante a coletiva o secretário Jefferson Portela e o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alves, também, lembraram o assalto a ônibus que aconteceu, no final da tarde de terça-feira (3), e que acabou com a morte de duas pessoas após a reação de um passageiro do coletivo.

Como a câmera interna de segurança do ônibus estava com defeito, a polícia segue na investigação do crime analisando as imagens das câmeras de segurança espalhadas pela região central de São Luís. “Nesse momento as nossas equipes estão debruçadas sobre essas imagens em busca da identificação do suspeito de ter efetuado os disparos, já que essa foi uma intervenção equivocada, visto que ele tinha total controle da situação já que o assaltante empulhava uma arma branca”, explicou o secretário Jefferson Portela.

Para evitar que situações como está voltem a acontecer, a Polícia Militar do Maranhão está reforçando a Operação Catraca, que consiste em rondas nos coletivos em busca de pessoas e atitudes suspeitas. Outra ação preventiva é a análise individual de autores de crimes que cometem assaltos a ônibus.

“Vamos fazer essa análise e informar o que apuramos aos juízes responsáveis por cada um desses casos. Geralmente, quem comete assalto a ônibus, volta para as ruas e comete esse tipo de crime novamente”, explicou o Coronel Alves.

Polícia Federal apreende 250 Kg de cocaína em Capinzal do Norte

A Polícia Federal apreendeu nesta terça feira (02) cerca de 250 kg de cocaína, dois carros e uma carreta. Na ação, também prendeu três pessoas envolvidas diretamente com o transporte do entorpecente.

Por meio de denúncia anônima, a PF recebeu a informação de que uma grande quantidade de cocaína teria chegado ao interior do Maranhão e estaria escondida num depósito entre os municípios de Capinzal do Norte e Pedreiras.

Ainda segundo a informação recebida, a droga, que pertenceria a um traficante conhecido, estaria carregada numa carreta e seguiria para distribuição no nordeste brasileiro.

A partir de então, policiais federais realizaram diversas diligências no local e flagraram um encontro entre o traficante e outro comparsa. Foram realizados cinco dias de intensa vigilância, até que policiais flagraram os traficantes se encontrando com um motorista de carreta na cidade de Presidente Dutra/MA.

A vigilância permitiu também identificar que a carreta supostamente carregada com droga estaria sendo escoltada pelos traficantes, até ser estacionada num posto de gasolina no município de Dom Pedro/MA.

A carreta foi então abordada, oportunidade em que foram localizados em seu interior, oito sacos contendo diversos tabletes de cocaína. Um traficante foi localizado no interior de um ônibus que estava chegando em Teresina, mas que seguiria até Fortaleza. O outro traficante foi localizado a seguir, ao tentar se esconder no interior de um motel no município de Alto Alegre/MA.

Os presos, a carreta e uma caminhonete foram apresentados nesta Superintendência para os procedimentos legais. A droga foi pesada e totalizou aproximadamente 250 quilos de cocaína.

Será concedida entrevista coletiva, às 15h, desta quarta feira (3/6), na sede da Superintendência de Polícia Federal em São Luís/MA.

Informações da Superintendência da PF/Ma

quinta-feira, 4 de junho de 2015

LUTO! Cultura popular, Perde mestre Apolônio AOS 96 ano

Mestre Apolônio Deixa uma cultura maranhense de luto
Mestre Apolônio Deixa uma cultura maranhense de luto
O Fundador do Boi da Floresta, um dos Mais Tradicionais fazer sotaque da baixada, mestre Apolônio Melonio, de 96 anos, Deixa a Cultura Popular do Maranhão de luto. He faleceu Morreu POR volta das 21h Desta terça-feira (2), Vítima de Insuficiência renal.
A cultura maranhense Perde hum dos SEUS Mais Autenticos Representantes, Cujo legado inspira Gerações. Nascido em São João Batista, em 1918, Apolônio Melonio from Criança Já demostrava Seu talento Artístico. Participou do Boi de Viana, fundou OS Bois de Pindaré e da Floresta, Conhecido como Boi de Apolônio.
Sua CAPACIDADE e Dedicação Pela cultura popular, were reconhecidas cabelo Governo federal, em 2011, when recebeu uma Ordem do Mérito cultural, honraria concedida Maior AOS artistas brasileiros.
He Morreu APOS Passar 14 dias internado uma Unidade de Terapia Intensiva do Hospital de Alta Complexidade Dr. Carlos Macieira, não Calhau, em São Luís. He foi internado no dia 20 Apresentando Quadro clínico de Infecção urinaria e Insuficiência Respiratória sepultura.
O Corpo Será velado na Rua Tomé de Sousa, número 1001, na Casa Onde Apolônio viveu e Que se transformou na sede do Boi da Floresta, na Liberdade. O enterro Será na tarde Desta quarta-feira (3), em Horário AINDA Não Definido, nenhum Cemitério do Gavião, no Centro.
O Governo do Maranhão enviou nota lamentando a morte do Mestre Apolônio e hum dos Mais Autenticos Representantes da cultura maranhense popular.
- Veja mais em: htt

HOMEM TENTA MATAR OFICIAL DE JUSTIÇA NA VILA EMBRATEL

A oficial de justiça Núbia Casandra dos Santos, de 29 anos, lotada na comarca de São Luís, sofreu um atentado  na manhã desta quarta-feira, (3)   no bairro da Vila Embratel, enquanto cumpria diligência judicial no local. O fato ocorreu na Rua Santo Antonio, logo após a servidora do Tribunal de Justiça (TJMA) entregar um mandado em um residência naquela  localidade. Ela estava acompanhada de funcionário particular que usa o próprio carro enquanto presta serviço de motorista para a servidora. “Eu tinha acabado de entregar o mandado quando entrei no carro, e um homem veio em nossa direção com uma arma em punho apontada para nós dois, dando a entender que iria atirar. Naquele momento ficamos inertes dentro do carro sem saber como reagir, quando apareceu uma pessoa que transitava pela rua naquele momento e pediu que o homem abaixasse a arma. Foi um alívio, e fomos saindo bem devagar com o carro, mas ainda com muito medo que ele atirasse”. Disse  a oficial.O Sindicato do Servidores da Justiça do Estado do Maranhão ,(Sindjus -MA) ,  irá denunciar  o caso à presidente do Tribunal de Justiça desembargadora Cleonice Freire, ao diretor de segurança institucional para que sejam tomadas providências no sentido de garantir segurança destes servidores durante o cumprimento de mandados judiciais, haja vista, que o Sindicato tem conhecimento de fatos iguais a este com frequência.  O caso será levado ao conhecimento do secretario de Segurança para que sejam tomadas as providencias.