Zé Reinaldo será secretário e abrirá vaga na Câmara; Dino anuncia titulares do Turismo, juventude e Minas e Energia
O governador eleito Flávio Dino (PCdoB) anunciou, nesta segunda-feira (24), os nomes de mais três auxiliares para compor a sua equipe de governo. O 42º comunicado, divulgado através das redes sociais, oficializou os nomes de Delma Andrade para a Secretaria de Turismo, Tatiana Pereira para o comando da pasta da Juventude e o deputado federal eleito, José Reinaldo Tavares (PSB), para a Secretaria de Minas e Energia, abrindo vaga a suplente Luana Alves (PSB).
Sob o comando de Delma Andrade, a pasta de Turismo terá a responsabilidade no cumprimento de metas estabelecidas através do Programa de Governo de Flávio Dino. Entre elas, a de investir na estruturação e na promoção de todos os polos de turismo interno e internacional atualmente explorados no Maranhão. Os investimentos serão voltados aos seguintes segmentos: sol e praia; ecoturismo e turismo de aventura; cultura; negócios e eventos.
A Secretaria de Juventude terá atenção especial na administração estadual a partir de 1º de janeiro. Tatiana Pereira assumirá a pasta com o desafio de implementar o Plano Estadual de Juventude, trabalhar de forma integrada junto aos demais órgãos da administração direta e indireta no fomento a políticas públicas de juventude e, também, incentivar a atuação do Conselho Estadual de Juventude. Além disso, com o alto índice de homicídio de jovens no Estado, atuará na implantação de políticas públicas para melhoria dos índices sociais, com estímulo a geração de emprego e renda.
Sob o comando de José Reinaldo Tavares, a Secretaria vai atuar em parceria com os demais órgãos do Estado na articulação e acompanhamento de políticas públicas na área de minas e energia. Entre os objetivos da Secretaria está promover o desenvolvimento econômico do Estado com foco na geração de emprego e renda e, consequente, melhoria de vida da população maranhense.
Como diretriz do novo governo, fazer do gás natural um grande indutor do desenvolvimento do Maranhão, atraindo empresas, emprego e renda em busca de energia mais barata. Além disso, cuidar do aproveitamento do grande potencial que tem o estado na produção de energia renovável – eólica e solar.
Conheça o perfil dos novos indicados:
Tatiana Pereira é formada em Engenharia de Pesca (Uema) e tem pós-graduação em Engenharia Sanitária e Controle Ambiental. É mestranda em Sustentabilidade de Ecossistema pela UFMA. Impulsionada pela mãe, Raimunda Ferreira Pereira – defensora das causas sociais da área do Coroadinho, milita há 15 anos em movimentos sociais. Tatiana participou do grupo de base da Juventude Unida em Cristo da Comunidade do Bom Jesus (JUCBJ), auxiliou na criação da Rede Jovens do Nordeste e foi coordenadora do Núcleo Maranhão. Integrou a Associação de Difusão Comunitária e Popular, tendo participado da discussão da fundação da Rádio Comunitária Conquista – hoje faz parte da direção do veículo. Foi presidente do Diretório acadêmico do Curso Engenharia de Pesca. Ela fez parte da criação do Fórum Municipal da Juventude de São Luís e do Fórum Estadual de Juventude do Maranhão. Militante da União da Juventude Socialista (UJS). Atualmente, integra a Rede de Educadores Populares do Nordeste, é suplente do Conselho Estadual da Mulher. É militante também de movimentos de bairros, na luta por políticas públicas de educação, saúde e segurança no Pólo Coroadinho, da União Brasileira de Mulheres (UBM) e filiada ao PCdoB.
Delma Andrade é graduada em Turismo (UPIS), especialista em Gestão e Marketing do Turismo (UNB) e mestre em Antropologia Social (UNB). Há 20 anos atua no planejamento e gestão pública e privada do turismo brasileiro em nível nacional e internacional. Foi professora do curso de Turismo em renomadas instituições de ensino superior. É coordenadora-geral de Estruturação e Acompanhamento de Produtos do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur). Atualmente, está como diretora substituta de Produtos e Destinos da Embratur. Na carreira profissional, atuou também como consultora em Planejamento e Gestão Pública do Turismo no Instituto Marca Brasil (IMB), foi coordenadora técnica em Projetos de Cooperação Técnica Internacional da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e Embratur.
JOSÉ REINALDO TAVARES – Secretaria de Minas e Energia
José Reinaldo é engenheiro civil pela Universidade Federal do Ceará. Ainda estudante, atuou na Companhia Energética e no Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem do Ceará. Na carreira profissional, exerceu importantes cargos, entre eles, o de auxiliar de Ensino de Materiais de Construção da Escola de Engenharia (UFC), diretor de Máquinas da Oficina Central e Diretor da Divisão de Conservação de Estradas do DAER, diretor-geral do DER-MA, secretário de Viação e Obras e de Planejamento do Maranhão. Foi também ministro dos Transportes, deputado federal, vice-governador e governador do Maranhão. Na eleição de outubro, foi eleito deputado federal pelo Maranhão.
Flávio Dino anuncia mais sete nomes para equipe de governo
O governador eleito Flávio Dino anunciou mais sete nomes nesta sexta-feira (21) para a sua equipe. São eles os comandantes das polícias Militar, Civil e do Corpo de Bombeiros, o chefe do Gabinete Militar, o secretário de Representação Institucional no Distrito Federal e o presidente do Iterma. Todos os comunicados foram feitas através das redes sociais.
No programa de governo, Flávio Dino apresenta quais as principais metas que pretende alcançar na área da segurança. Entre as quais, o combate ao tráfico de drogas, o aumento progressivo do número de policiais e bombeiros, além do investimento em equipamentos.
Além disso, propõe a implantação do Pacto pela Vida para articular políticas de prevenção e repressão ao crime. Apresenta também como compromisso, colocar em funcionamento as novas unidades prisionais em construção com recursos federais e humanização da execução penal com métodos como a Apac – Associação de Proteção e Assistência aos Condenados.
Para atuar na área da Segurança Pública do Maranhão, Flávio Dino já havia anunciado os secretários Jefferson Portela (Segurança Pública) e Murilo Andrade (Administração Penitenciária).
Nesta sexta-feira (21), apresentou os seguintes nomes para os comandos da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros:
CORONEL MARCO ANTONIO ALVES DA SILVA – Comandante Geral da Polícia Militar
CORONEL RAIMUNDO NONATO SANTOS SÁ – Subcomandante Geral da Polícia Militar
CORONEL CÉLIO ROBERTO PINTO DE ARAÚJO – Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar
Conheça o perfil dos demais indicados desta sexta:
MAJOR EVERALDO FERREIRA SANTANA – Chefe do Gabinete Militar
Everaldo Ferreira Santana é bacharel em Segurança Pública (UEMA), especialista em Policiamento Montado (PMDF), instrutor de Equitação do Exército (EsEqEx) e técnicas de Proteção de Dignitários (Paraná). Na carreira militar, atuou na Cavalaria, no 8º Batalhão de Polícia Militar e Gabinete Militar do Governo. Atualmente, está Corregedoria Adjunta da PMMA. Major Santana tem formação em Direito, mestre em Direito Constitucional e pós-graduando em Ciências Penais. É professor universitário de Direito Constitucional e Direito Penal.
DOMINGOS DUTRA – Secretário de Representação Institucional no Distrito Federal
O deputado federal Domingos Dutra será o responsável por representar o Governo do Maranhão na articulação junto aos órgãos do Governo Federal para efetivação de programas e projetos de interesse do estado. Dutra é formado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Possui destaca atuação na Câmara Federal na defesa da população maranhense.
MAURO JORGE – presidente do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma)
Mauro Jorge assume a presidência do Iterma com a meta de executar a política agrária do Estado, atuar no reconhecimento de posses legítimas e titularizar os respectivos possuidores. O próximo presidente do Iterma foi deputado estadual e vice-prefeito de Lago da Pedra. É empresário e formado em Administração de Empresas.
AUGUSTO BARROS NETO – Delegado-geral da Polícia Civil
Augusto Barros será o próximo delegado-geral do Maranhão. É formado em Direito (UFMA) e pós-graduando em Cidadania, Direitos Humanos e Gestão em Segurança Pública. Atualmente, é delegado-geral adjunto do Maranhão e coordenador do Laboratório de Combate à Lavagem de Dinheiro – convênio com o Ministério da Justiça a ser implantado pela Polícia Civil no próximo ano. Foi delegado de Mirinzal e Santa Helena, chefe do Departamento de Combate a Roubo de Cargas e chefe do Departamento de Operações Táticas Especiais. Atuou também como superintendente de Investigação Criminal e superintendente da Superintendência Estadual de Investigação Criminal (Seic).