O Maranhão precisa de PAZ!
Governadora, Secretario de segurança e senhor comandante da Policia Militar do Maranhão...
Quando e que se vai tomar uma providencia no enfrentamento a essa matança de pais e mães de famílias aos irmãos policias e a sociedade de forma em geral..., quantos ofós, viúvas e viúvos tem que ver chorando e vendo seus lares acabar por falta de segurança em nosso estado.
Não podemos mas se quer sair nas ruas da nossa cidade e do nosso Estados porque a violência a bandidagem não permite e os nosso gestores públicos não dão uma resposta.
"A lamentável morte de mais dois policiais militares no Maranhão, isso mostra que a política de segurança pública do nosso estado vive uma crise aguda e evidente. Nos últimos domingo foram dois policiais foram assassinados em nossa capital.
Este cenário é extremamente grave e não pode ser naturalizado. A absurda quantidade de óbitos de PM esse ano, não pode ser encarada como algo normal. É preciso que a sociedade maranhense reflitam sobre o problema da segurança publica, e que nosso governantes repensem suas estratégias e busquem soluções para a crise.
É preciso garantir melhores condições de trabalho e segurança para os policiais, valorizar esses profissionais, principalmente os praças, grande maioria das vítimas militares, rever nosso modelo de policiamento e enfrentar de forma efetiva o tráfico de armas e munições.
É preciso que seja feito um amplo debate e com o poder Judiciário, com a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa, com policiais, com o governo e membros da sociedade civil. A política de segurança do Estado tem que quer discutida, não se pode ver mais agente da lei morrendo, aqueles que vive dando suas própria vida para defender uma sociedade e as autoridades, que muitas das vezes viram as costa para esse problema, nosso estado não era assim, o que houve? Temos que discuti essa problemática.
PM de LUTO: Sargento da PM morre em confronto com bandidos em São Luis
As primeiras informações dão conta que por volta das 21:10hs de hoje (07) no bairro Forquilha em nossa Capital, após um troca de tiros em Policiais Militares é três bandidos, o Sargento da PM SÁ lotado no 9ª Batalhão de Polícia Militar de São Luís, foi atingido no Tórax e levado para o Socorrão 2 não resistiu e veio a óbito.
O crime ocorreu na Forquilha, próximo à garagem da 1001 Expresso. O PM estava de folga, quando os três bandidos chegaram já atirando. O Sargento reagiu ao assalto e ainda matou um dos bandidos.
No mês passado o Sargento Sá esteve no sepultamento do soldado “Dos Santos”, do 1º Batalhão, assassinado a tiros quando atuava como segurança da FRIBAL da Guajajaras, também em São Luís e chegou até postar na redes socais a seguinte frase: “Ajudo a carregar meus companheiros, amanhã eles me carregarão”.
Mais um PM morre em uma tentativa de Assalto em São Luis.
Na tarde de hoje (07) o Aspirante da Policia Militar do Maranhão identificado apenas como Sebastião Luís Rocha Neto de 26 anos de idade, lotado na cidade de Zé Doca, foi baleado em uma tentativa de assalto nas proximidades do Mercado do Peixe em uma parada de ônibus, o mesmo foi levado ao hospital Socorrão I mais não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.
Assaltante morto
Segunda as informações, dois elementos chegaram em uma motocicleta e um deles anunciou o assalto. O aspirante reagiu, foi atingido no tórax, mas conseguiu disparar um tiro na barriga do assaltante. Mesmo baleado o assaltante conseguiu fugir com a arma do PM.
Ao tomar conhecimentos Policiais Militares fizeram algumas diligencia e conseguiram localizar o suspeito houve troca de tiros e o elemento identificado como “Carlos Henrique Coelho Pires”, conhecido por “COME PÃO” residente no bairro Liberdade, terminou morrendo nesse confronto
Coronel Sá, conclama forças policiais para endurecer combate à criminalidade
![]() |
Cel. Raimundo Sá |
O coronel Raimundo Nonato Santos Sá, futuro subcomandante da PM, manifestou sua indignação com mais duas mortes de integrantes da corporação. Os crimes foram registrados no domingo(07). Á tarde, o aspirante Sebastião Luís Rocha Neto, de 27 anos, foi assassinado nas proximidades do Mercado do Peixe, no Anel Viário, depois de ter reagido a um suposto assalto. Por volta de 22h, a vítima foi o sargento Carlos Magno Sá, morto em confronto com bandidos na área do Conjunto de apartamentos denominado Forquilhão, na Forquilha.
‘Estamos abatidos e cabisbaixos, mas, com a graça do nosso senhor, iremos vencer esta batalha. Vamos nos unir cada vez mais para combater a marginalidade. Iremos pra frente e lutaremos, não iremos recuar um centímetro pra eles. Para isso há necessidade de nos ajudarmos, independente de oficial ou praça. Somos de uma única família”, diz o coronel Sá, em um dos trechos do apelo às forças de segurança.
Confira o teor do apelo feito pelo futuro subcomandante da PM no governo de Flávio Dino.
Por Cel. Raimundo Nonato Sá
(extraído do Whatsapp)
![]() |
Sargento Sá foi assassinato na Forquilha |
Hoje estamos de luto pelas perdas do Asp. Rocha e do SGT Sá. Estamos tristes! Entao, caros policiais militares, estamos numa guerra contra esses meliantes. Estamos abatidos e cabisbaixos, mas com a graça do nosso senhor, iremos vencer esta batalha. Vamos nos unir, cada vez mais, para combater a marginalidade. Iremos pra frente e lutaremos. Não iremos recuar um centímetro pra eles. Para isso há necessidade de nos ajudarmos, independente de oficial ou praça. Somos de uma única familia, onde discutimos, brigamos, nos desentendemos. Temos apenas um objetivo que é garantir a segurança pública e paz nos lares maranhense, para nossas familias.
Companheiros, somos a esperança de paz do cidadão. Por isso, jamais poderemos desistir, mesmo cansados e feridos. A PM irá desempenhar seu papel constitucional. Somos competentes, compromissados e comprometidos com a causa. Espero contar com cada policial para restabelecer a ordem e a paz nos lares maranhenses.
![]() |
Aspirante Rocha foi morto no Anel Viário |
Peço aos integrantes da PC, Corpo de Bombeiros, GM, PF, PRF, Agentes Penitenciários para se juntarem nessa luta. Independentemente de ideologia, conto com Vocês nesta luta.
Peço ao Poder Executivo para investir e valorizar seus policiais. Que o Legislativo faça leis mais severas. Que o Judiciário aplique a lei para que o cidadão se sinta protegido, e que a sociedade civil organizada compre esta briga para melhores investimentos na área da segurança, pois hoje os que vivem encarcerados somos nós, que ficamos na nossas residências, cheias de aparato, e não buscamos mais o lazer com medo de sofrer qualquer atentado à vida ou a seu patrimônio.
Senhores coronéis, tenentes coronéis, majores, capitães, tenentes, aspirantes, subtenentes, sargentos, cabos e soldados a PMMA é nossa e fazemos a história dela. Por isso todos somos importantes. Nesse momento, precisamos ainda mais de união, paz, serenidade, inteligência, sabedoria e proteção divina. Combato com vocês e TODOS JUNTOS SEREMOS IMBATIVEIS!
Cel Sá cmt do CPAM II
OBS.: Não falei da imprensa para nos ajudar porque já nos ajuda incondicionalmente e agradecemos suas críticas para que possamos nos consertar e elogios para melhorar ainda mais nossas técnicas.
Fonte: Gilberto Lima
Nenhum comentário:
Postar um comentário