segunda-feira, 31 de março de 2014

Greve de policiais e 

fortalece e desafia 

governo 




Blog do Gilberto Lima - Não adiantaram as medidas punitivas anunciadas pelo subcomandante da Polícia Militar, cel, João Nepomuceno. A cada dia, o movimento de paralisação de policiais e bombeiros ganha mais adesões. O Batalhão de Choque, por exemplo, aderiu ao movimento e estão completamente parado. PMs da ROTAM, comandada pelo cel. Ivaldo, resolveram aderir à paralisação.
PM 1Pelas informações passadas ao blog, em vez de chamar lideranças do movimento para negociar, o governo continuar apertando o cerco com medidas punitivas que podem levar à expulsão de PMs. “Não estamos preocupados com essas ameaças. Temos mais de vinte advogados trabalhando para que nenhum companheiro de farda venha a ser punido por estar na luta, reivindicando direitos legítimos”, disse um PM ao blog.
Neste domingo(30), mais aproximadamente mil pessoas se fizeram presentes no acampamento dos militares no estacionamento da Câmara Municipal de São Luís. “Estamos aqui, com nossas esposas e filhos, na luta por melhores condições para todos nós. Só lamento que o governo não tenha procurado abrir um canal de comunicação com a categoria. Prefere adotar medidas punitivas que só fazem acirrar os ânimos”, diz outro PM.
PM 2Informações dão conta que o comando geral da PM estaria deslocando diversos coronéis aos interior do estado para forçar os policiais a retornarem os trabalhos. Policiais estão aquartelados nas principais cidades do Maranhão, como Imperatriz, Caxias, Açailândia, Bacabal, Grajaú, Pinheiro e Timon.
Nesta segunda-feira(31) vai ser realizado um ato com diversos sindicatos, no pátio da Câmara de São Luís. São várias categorias entrando na luta dos PMs. Na terça-feira(1º) está programado um ato público no centro da cidade reunindo diversos sindicatos.
Mais fotos. Crédito: Honório Moreira
Greve PM 1
greve PM 2
greve PM 3

sábado, 29 de março de 2014

É CADA VEZ MAIS FORTE O 

MOVIMENTO DOS POLICIAS E BOMBEIROS MILITARES  


Militares concentrados no estacionamento da Câmara Municipal, em São Luis
O movimento reivindicatório dos Policiais e Bombeiros Militares ganha força. Todos os municípios  do Maranhão e em especial ou seja total na  região do Mearim que estão sob o comando do 15º Batalhão, estão sem policiais trabalhando.

sexta-feira, 28 de março de 2014

Ônibus podem deixar de circular nessa sexta-feira

Os ônibus que fazem o transporte coletivo  poderão deixar de circular em São Luis, nessa sexsta-feira (28) por causa da greve dos Policiais e Bombeiros Militares.

Pela manhã será realizada uma assembleia geral onde o sindicado dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário do Maranhão (STTREMA) vai decidir sobre a situação. O indicativo é de que os ônibus sejam recolhidos a partir de 17h. 

Policiais Militares do Maranhão paralisam as atividades

 Quartel do 15º Batalhão em Bacabal. 

Os Policiais e Bombeiros Militares do Maranhão decidiram em assembléia geral realizada nesta quarta-feira(26), paralisar as atividades por tempo indeterminado

Neste momento a central da paralisação está instalada no estacionamento da Câmara Municipal de São Luis.

PMs do interior do Estado também estão parados. A maioria se desloca nesse momento para os quartéis das unidades.

Em Bacabal, os PMs estão se dirigindo para o quartel do 15º Batalhão.

A Assembleia Geral foi realizada na sede da Fetaema, em São Luis. Policiais Militares e Bombeiros reivindicam o cumprimento de alguns pontos acordados na histórica greve de 2011.

Os profissionais  querem um reajuste de 18%, nova organização do escalonamento, adicional de periculosidade e condições de trabalho. Muitos coletes balísticos e munições que são distribuídos para o serviço estão com prazo de validade vencidos.

1.800 policiais militares são nomeados



Governadora homologa o concurso e nomeia PMs.
Governadora homologa o concurso e nomeia PMs.
A governadora Roseana Sarney homologou o resultado do concurso para a área da Segurança Pública e nomeou 1.800 policiais militares aprovados no certame, cujas etapas estão sendo realizadas desde 2012 pelo Governo do Estado.
O ato, realizado nesta quarta-feira (26), no Palácio dos Leões, contou com presença do secretário de Estado de Segurança Pública, Aluísio Mendes, do Comandante da PMMA, Zanoni Porto, e de coronéis. Na ocasião, a governadora garantiu benefícios para a categoria.
“Estou feliz em fazer a homologação deste concurso, pois teremos um grande reforço na área de segurança pública”, declarou a governadora Roseana, confirmando que a nomeação tem data retroativa a 18 de fevereiro deste ano.

Greve da PM começa a ganhar corpo



Ontem à noite, o Comando Geral da PM identificou Poucos policiais e Bombeiros.
Hoje pela manhã o cenário começou diferente e quase 90% das viaturas estavam recolhidas por falta de contingente humano para dirigir os veículos. Aí o medo começou a assustar.
No interior, em grandes cidades como Imperatriz, Bacabal, Caxias e Timon a greve ganhou musculatura, deixando a população sob o domínio do medo e refém da bandidagem.
Agora mesmo na capital maranhense percebe-se claramente a ausência de viaturas em diversos pontos da cidade. E Na Câmara Municipal de Vereadores a greve ganha adesões e aumenta o número de participantes.
O blog é a favor de qualquer greve por salários justos e condições dignas de trabalho. E ´prestou total apoio ao movimento anterior.

 Greve da PM começa a ganhar corpo





Ontem à noite, o Comando Geral da PM identificou poucos  policias e  Bombeiros na greve.
Hoje pela manhã o cenário começou diferente e quase 90% das viaturas estavam recolhidas por falta de contingente humano para dirigir os veículos. Aí o medo começou a assustar.
No interior, em grandes cidades como Imperatriz, Bacabal, Caxias e Timon a greve ganhou musculatura, deixando a população sob o domínio do medo e refém da bandidagem.
Agora mesmo na capital maranhense percebe-se claramente a ausência de viaturas em diversos pontos da cidade. E Na Câmara Municipal de Vereadores a greve ganha adesões e aumenta o número de participantes.
O blog é a favor de qualquer greve por salários justos e condições dignas de trabalho. E ´prestou total apoio ao movimento anterior.
Mas neste caso agora, o movimento tem cunho nitidamente político e foi decretado em hora errada. Ou seja: exatamente quando a governadora Roseana Sarney assinou a nomeação de 1.800 soldados, acabou com a Lei do Cão e implantou aumento nas gratificações.
mas o erro principal desta greve, caso perdure por mais tempo, será a roubalheira generalizada, os assaltos, os estupros, as mortes nas ruas, praças e avenidas. Não estaremos seguros nem mesmo dentro de nossas casas.
O pior momento virá quando os bandidos, se aproveitando da ausência dos militares e das viaturas, tomarem conta das cidades. O comércio será obrigado a fechar, as empresas não abrirão as portas, escolas, igrejas e hospitais estarão lacrados e o grito de terror será a ordem nas ruas.
É esse o quadro que um grupo político deseja para ganhar com mais facilidade a eleição agora em 2014. É com o derramamento de sangue e pouca importa a vida do amigo leitor que os comunistas querem tomar o poder.
Quando a PM ocupou o presídio de Pedrinhas para evitar situação pior, dirigentes do Sindicato dos Agentes Penitenciário foram pegos em conversas telefônicas com líderes de facções que dominam o sistema carcerário. Todos eles ligados ao candidato Flávio Dino.
Se um candidato quer chegar ao poder usando desses métodos, imaginem as retaliações que a nós críticos das suas ações mortíferas estarão reservadas.

Presidente da câmara municipal de São Luís diz que não vai pedir reintegração de posse

 
 
Astro de Ogum e vereadores reunem com militares grevistas (2)
Militares e o presidente Astro de Ogum(foto http://blog.jornalpequeno.com.br/johncutrim)

Na manhã de hoje (27/03), o presidente da Câmara municipal de São Luís, o vereador Astro de Ogum, reuniu-se com a liderança do movimento grevista dos policiais e bombeiros militares em seu gabinete. De acordo com os representantes militares, o vereador informou que enquanto o movimento for ordeiro e pacífico não solicitará reintegração de posse.

As lideranças ainda falou que o parlamentar terá uma audiência com o Comandante Geral da PMMA, Cel Zanoni, para intermediar o impasse entre governo e militares.

Enquanto isso, os policiais militares e bombeiros continuam acampados no estacionamento da Câmara Municipal.


quarta-feira, 26 de março de 2014

PM elabora projeto de construção de condomínio para militares

O condomínio terá 600 unidades, escola, posto de saúde e, ainda, creche escolar.
Imirante.com, com informações da SSP
O empresário Antônio Barbosa Alencar, dono da Dimensão Engenharia esteve no Comando Geral da PM, nesta segunda-feira (24), para discutir o projeto de construção do conjunto habitacional que será destinado aos policiais militares da capital. Ele foi recebido pelo coronel Aldimar Zanoni Porto, comandante da corporação e pelo coronel Reinaldo Francalanci. O projeto faz parte do plano de melhorias que o coronel Zanoni vem anunciando à tropa desde que assumiu o comando da PMMA.
No próximo dia 10 de abril o ante-projeto das 600 unidades habitacionais previstas será apresentado pela Dimensão Engenharia. O conjunto contará com infraestrutura de lazer (com salão de festas, piscina e quadra poliesportiva), escola, unidade básica de saúde, além de creche para os filhos dos militares.
Segundo o coronel Zanoni, o condomínio para os militares deverá ser construído nas proximidades da MA-203, que dá acesso ao município de Raposa. As inscrições para a aquisição do imóvel terão início em trinta dias após a apresentação do ante-projeto e sua aprovação pelo comando.

Roberto Costa intercede contra criação de reserva indígena nos municípios de Vitorino Freire, Bom Lugar, Bacabal e Olho d’Água das Cunhãs

Roberto Costa critica na Assembleia Legislativa

criação de nova reserva indígena

Foto: Agencia Assembleia
O deputado estadual Roberto Costa (PMDB) destacou em seu discurso nesta terça-feira (25), na Assembleia Legislativa, o processo que transita na Justiça Federal e considera a possibilidade de desapropriação de uma área de mais de mil hectares que abrange os municípios de Vitorino Freire, Bom Lugar, Bacabal e Olho d’Água das Cunhãs, que segundo o Ministério Público Federal pertence à tribo indígena Krenyê, e solicitou a criação de uma Comissão Especial para acompanhar a problemática e buscar uma solução que atenda a todos os atingidos com a possível criação de uma nova reserva indígena.

A ação civil pública iniciada pelo Ministério Público Federal há 12 anos recebeu, nos últimos dias, uma decisão favorável do juiz federal José Carlos do Vale Madeira, determinando que a Fundação Nacional do Índio (Funai) constituísse um grupo técnico e iniciasse todo o processo de estudos antropológico, cartográfico e ambiental desse local habitado pelos índios Krenyê a cerca de 70 anos atrás, para a constituição de uma nova reserva indígena.

Roberto Costa, que conversou com os prefeitos e lideranças políticas dos municípios atingidos, falou que o anúncio da decisão judicial deixou alarmados os moradores da região e prejudica ainda a economia local. “A criação desta nova reserva indígena atinge diretamente a todos esses municípios e atinge também pequenos e médios produtores, inclusive os trabalhadores rurais, porque se for executado esse processo de criação da reserva, nós teremos um prejuízo incalculável em toda aquela região”, advertiu.

Ele sugeriu que a Assembleia Legislativa tome medidas no sentido de ajudar na solução do problema e também buscou apoio junto ao senador João Alberto e ao deputado federal Alberto Filho. “Não se discute aqui a questão de garantir os direitos a eles, mas não se pode garantir os direitos a eles, só a eles, em detrimento de uma população que necessita de apoio, porque essa decisão atinge diretamente os pequenos produtores e trabalhadores rurais”, argumentou.

Reunião no Ministério Público Federal

Durante a tarde, o deputado Roberto Costa, acompanhado pelo prefeito de Bom Lugar, Sérgio Miranda, secretários municipais e lideranças políticas dos municípios de Vitorino Freire, Bom Lugar, Bacabal e Olho d’Água das Cunhãs estiveram reunidos na sede do Ministério Público Federal com o juiz federal José Carlos do Vale Madeira para solicitar mais informações e orientações sobre o processo que tramita sobre a possível desapropriação das terras pertencentes à tribo indígena Krenyê, originária do local.
Roberto Costa, acompanhado pelo prefeito de Bom Lugar, Sérgio Miranda, secretários municipais e lideranças políticas dos municípios de Vitorino Freire, Bom Lugar, Bacabal e Olho d’Água das Cunhãs estiveram reunidos na sede do Ministério Público Federal com o juiz federal José Carlos do Vale Madeira Foto: Olívia Vidigal 
O juiz Madeira destacou que “o processo já foi iniciado e aguarda relatório técnico da Funai para que possa ser analisado. E, somente a partir daí, seja ou não demarcado as terras. No entanto, a Funai sustenta que não haveria interesse processual no Ministério Público Federal, e até pretende a improcedência da ação sob o fundamento de não dispor de recursos financeiros para tocar este projeto neste momento, e que a demarcação poderia ser realizada em outro momento já que não haveria prescrição para a instauração de uma ação que pudesse culminar com a demarcação da terra indígena”, argumentou.

De acordo com Maria Soares dos Santos Barbosa, secretária de agricultura de Bom Lugar e moradora a 64 anos do local, a população ainda está bastante carente de informações e, por isso, alarmada com a possível demarcação das terras para a constituição de uma nova reserva indígena. “São cerca de vinte mil famílias que residem nesse território de mais de mil hectares que abrange todo o município de Bom Lugar, e parte de Vitorino Freire, Olho d’Água das Cunhãs e Bacabal. Todos anseiam por informações e estão preocupados porque sempre viveram suas vidas nestes lugares”, frisou.

Após a reunião no Ministério Público Federal, o deputado Roberto Costa conversou com a Comitiva dos municípios, na sala de Comissões na Assembleia Legislativa, onde alinharam decisões e agendaram novas reuniões para acompanhar o processo.
Roberto Costa conversa com a Comitiva dos municípios,
na sala de Comissões na Assembleia Legislativa
Foto: Olívia Vidigal

Repórter Romário Alves é destaque no jornalismo da TV Difusora

parabéns: 
Ele tem nome de craque e apesar de muito jovem, Romário Alves, 20 anos, tem se destacado como uma das principais revelações da comunicação bacabalense. O hoje repórter começou como cinegrafista, foi editor, e atualmente, ao lado dos também repórteres Vanilson Rabelo e Wanderson Ricardo, tem contribuído para o sucesso e credibilidade que o jornalismo da TV Difusora de Bacabal vem adquirindo a cada ano.

Como o apresentador Randyson Laércio faz sempre questão de frisar, o programa Ronda na Difusora que vai ao ar de segunda a sexta, às 12h45, não alcançaria tamanha audiência só com seu talento. O trabalho dos repórteres também é fundamental para o sucesso do programa, e consequentemente, da emissora.

Nesta quarta-feira (26) Romário Alves, que também é um dos colabores do Blog do Sérgio Matias, reúne os familiares e colegas de profissão para bebemorar a passagem de mais uma primavera. Com certeza, hoje o Bar da Marinete será pequeno para tantas pessoas, abraços e presentes...


Tiroteio e morte no Bairro de Fátima na tarde desta terça-feira

policia
Duas pessoas foram baleadas na Rua do Peixe, no Bairro de Fátima, na tarde desta terça-feira(25). Um dos baleados e que terminou morrendo no local do tiroteio foi identificado como Paulo Victor, residente na Rua Dom Pedro II, no bairro de Fátima. O tiroteio ocorreu nas proximidades da Avenida Kennedy.

Segundo informações passadas aos policiais que foram ao local da ocorrência, a dupla teria assaltado a mulher de um traficante identificado como Fabinho, que seria da facção criminosa ‘Bonde dos 40’. Revoltado com a ação dos assaltantes, Fabinho teria resolvido partir para a vingança.

O outro assaltante baleado foi levado em estado grave para o Socorrão I.

Sargento da PM morre em acidente grave em Governador Nunes Freire


O sargento PM Lima morreu em um grave acidente na tarde de terça-feira(25) na BR-316, na cidade de Governador Nunes Freire. 


Os veículos que se envolveram no acidente foram um Fiat Uno e uma Hilux. A batida frontal ocorreu nas proximidades do Km 64.

O sargento Lima dirigia o fiat Uno e morreu no local, dentro do veículo. A Hilux era do estado do Pará, mas não conseguimos informações sobre a identificação do condutor.

Com o impacto da batida, os dois veículos ficaram destruídos. 

Pelas informações de testemunhas, os dois veículos desenvolviam alta velocidade e teriam batido depois de uma tentativa de ultrapassagem.




Números do Ministério Público 

apontam São Luís como a 8ª cidade 

mais violenta do mundo



O levantamento elaborado pela ONG mexicana Conselho Cidadão para Segurança Pública e Justiça Penal AC que aponta a cidade de São Luís como a 15ª mais violenta do mundo voltou a ser pauta de debates da Assembleia Legislativa, na tarde desta segunda-feira (24).
O deputado estadual Bira do Pindaré (PSB) destacou a disparidade entre os números de homicídios apresentados pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) e o levantamento feito pelo Ministério Público Estadual (MPE) e pelo Jornal Pequeno.
De acordo com SSP, 806 pessoas foram assassinadas na região metropolitana de São Luís em 2013, já o MPE e o jornal Pequeno registraram 984 homicídios no mesmo período. Existe uma diferença de 178 homicídios a menos na contagem do da Secretaria de Segurança.
Segundo dados do MPE, entre os anos de 2010 e 2013 ocorreram 2.860 homicídios na Grande São Luís, enquanto a SSP registrou 2.475 assassinatos, uma diferença de 425 mortes a mais que as registradas pela Secretaria.
Para o parlamentar, a classificação de São Luís pela ONG mexicana poderia ser pior, se o levantamento do MPE fosse adotado, a capital do estado ocuparia a 8ª classificação entre as cidades mais violentas do mundo. “A responsabilidade pela violência e o caos do Maranhão é do Governo do Estado. Não existe levantamento do número de homicídios no interior do Maranhão, se existisse este quadro seria muito pior”, destacou.
No entendimento de Bira, o Governo do Estado é irresponsável e incapaz de lidar com a crise da Segurança Pública do Maranhão, para o parlamentar, o Governo não responde aos anseios da população e discrimina os policiais militares.
“A Governadora responde a violência do Maranhão discriminando os policiais militares pelo baixo reajuste recebido pela categoria, e pelo caso dos novatos que trabalharam no Carnaval, sem nomeação, e voltaram para casa a mando da Governadora”, protestou Bira.
O socialista pediu a Secretaria de Segurança que revele as estatísticas de assaltos e furtos do Maranhão. Para Bira, não há mais lugar tranquilo em São Luís, o Governo do Estado trata com descaso a população, a polícia militar e os seres humanos.

Roseana deve deixar o cargo nos próximos dias

Política 



governadora Roseana Sarney
governadora Roseana Sarney
Faltando 10 dias para o prazo final da desincompatibilização para os que ocupam cargos públicos e desejam disputar as eleições agora em 2014, as movimentações no Palácio dos Leões apontam para a saída da governadora Roseana Sarney.
Ela ficou animada com o convite pessoal da presidente Dilma Rousseff para que saia candidata ao Senado Federal e mais ainda com as última pesquisas que apontam o crescimento do seu nome.
Porém, os acordos ainda não estão bem esclarecidos quanto a eleição indireta para o mandato tampão em substituição a Roseana Sarney.Um grupo de deputados estaduais,
comandados pelo deputado presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo, incluindo a bancada da oposição, argumenta que houve um acerto para que o governador indireto saísse do próprio Legislativo.
Esse suposto acordo deve ter sido feito só entre os deputados no principal gabinete da Assembleia sem nunca ser avisado ao Palácio dos Leões. Daí a reação da governadora em querer permanecer no cargo.
Ontem à noite circularam comentários de que Arnaldo Melo assumirá o cargo de governador interino amanhã, deixando o cargo no dia cinco de abril para que a presidente do Tribunal de Justiça assuma e convoque em 30 dias a eleição direta para eleger Luís Fernando.
Mas também na outra ponta correram boatos de que o presidente do Legislativo voltou a peitar a governadora Roseana Sarney e que não abriria mão de ser governador.
Há um sentimento entre as lideranças de que a governadora entre na disputa para garantir a representa do grupo no cenário nacional.
Enquanto um acordo definitivo não é selado, o grupo político da situação vive um dos piores climas de instabilidade em toda sua história.